Ícone mundial do trombone, músico se apresenta em São Paulo no Tupi or Not Tupi, nesta quinta-feira (15), ao lado de Fábio Torres, pianista do Trio Corrente

O trombonista Raul de Souza. Foto: Luiza Sigulem

O trombonista Raul de Souza. Foto: Luiza Sigulem


Considerado um dos maiores trombonistas do mundo, Raul de Souza volta aos palcos paulistanos em apresentação intimista ao lado de Fabio Torres, pianista do Trio Corrente. Programado para às 21h desta quinta-feira (15), o show será realizado na Tupi or Not Tupi, espaço cultural e gastronômico recém-inaugurado na capital paulistana. Além de composições de sua autoria, os dois músicos interpretarão versões instrumentais de canções de grandes autores brasileiros e estrangeiros, como Tom Jobim e Cole Porter.   

Pouco reverenciado em seu próprio País, mesmo depois de lançar dois álbuns fundamentais para a música instrumental brasileira – À Vontade Mesmo (1965) e International Hot (1968), este último na companhia de seu octeto Impacto 8 –  Raul migrou para os Estados Unidos em 1970. Em solo norte-americano, lançou seu primeiro álbum estrangeiro, Colors, em 1975, pelo selo Milestone. 

Produzido pelo percussionista Airto Moreira, estabelecido havia cinco anos nos EUA, Colors teve arranjos de J.J. Johnson, um dos maiores trombonistas norte-americanos. Registrado na Califórnia nos estúdios da gravadora Fantasy, o álbum teve participações mais que especiais: entre outros, do contrabaixista Richard Davis, dos saxofonistas Cannonball Adderley e Sahib Shihab e do baterista Jack DeJohnette. Colors foi o primeiro capítulo de uma carreira internacional que consagraria Raul de Souza como uma lenda-viva de seu instrumento. Na sequência, em parceria com o super-produtor George Duke, que assinaria as duas obras, o trombonista brasileiro lançou os álbuns Sweet Lucy (1977) e Don’t Ask My Neighbours (1978).

Além de Raul de Souza e Fabio Torres, a programação deste fim de semana do Tupi Or Not Tupi também inclui apresentações da cantora e pianista Bianca Gismontti (sexta-feira, 16), do duo formado pela cantora Luciana Alves e o violonista Marco Pereira (sábado, 18), que, em homenagem aos 90 anos do maestro carioca morto em 1994, revisitam o clássico álbum Elis & Tom (1974), e do tradicional Forró do Zé Pitoco (domingo, 19), liderado pelo cantor, saxofonista e zabumbista.

SERVIÇO
Raul de Souza e Fábio Torres
Tupi or Not Tupi 
Rua Fidalga, 360 – Vila Madalena – São Paulo 
Quinta-feira (15), 21h
Para ingressos e maiores informações sobre as outras atrações, acesse o site da Tupi or Not Tupi 

MAIS
- Leia a reportagem Os Anos Brasileiros do Rei do Ritmo, publicada na edição 38 de Brasileiros
- Leia entrevista em que o trombonista repercute a morte do produtor George Duke e fala da amizade entre eles
- Conheça a história de À Vontade Mesmo, álbum de estreia do músico, que então usava o codinome Raulzinho  
- Veja videorreportagem com Ângela Soares, uma das sócias do Tupi or Not Tupi 

Link curto: http://brasileiros.com.br/CwtO5
Tags: , , , ,