Ampliado, centro cultural paulistano ocupa edificação da década de 1950 tombada pelo Patrimônio Histórico, que já foi igreja presbiteriana, teatro e casa noturna

Músicos da big-band Projeto Coisa Fina e o DJ KL Jay, que apresentam o trabalho paralelo Sessions na noite de estreia do novo espaço. Foto: Divulgação / Projeto Coisa Fina / Mundo Pensante

Músicos da big-band Projeto Coisa Fina e o DJ KL Jay, que apresentam o trabalho paralelo Sessions na noite de estreia do novo espaço. Foto: Divulgação / Projeto Coisa Fina / Mundo Pensante

Na noite desta terça-feira (9), com uma apresentação que reúne músicos da big-band Projeto Coisa Fina e o DJ KL Jay dos Racionais MCs, será aberta em São Paulo, no bairro do Bixiga, a nova sede do Mundo Pensante.

Instalado na rua 13 de Maio 830, o centro cultural, vitrine de dezenas de nomes da música contemporânea, ocupa agora uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico, construída na década de 1950 como uma igreja presbiteriana, e que também já foi apropriado como o Teatro Igreja, nos anos 1970, e a casa noturna Clube Glória, nos anos 2000.  

Instalados desde 2012 na rua Rui Barbosa, em um galpão que fica em frente ao novo endereço, os sócios do centro cultural, o músico Paulo Papaleo, idealizador e curador do espaço, e o produtor e DJ Ricardo Venturini, não abrirão mão, no entanto, do antigo reduto. Rebatizado de Lab Mundo Pensante, o espaço concentrará atividades como palestras, cursos, como os de Filosofia ministrados pelo professor, escritor e filósofo Amauri Ferreira, rodas de debate e projeções de filmes.

A apresentação que marca a inauguração do novo Mundo Pensante é conhecida dos frequentadores da casa. Criado em abril 2015, no projeto DJazz do Sesc Vila Mariana, Sessions, o trabalho paralelo que reúne músicos do Projeto Coisa Fina com o DJ Kl Jay, funde linguagens do jazz e da música brasileira com beats e scratches do hip-hop, e subiu no palco do antigo espaço por algumas ocasiões, em noites de sexta-feira ou integrando a programação da Terça Open-House, série de shows com entrada gratuita até às 0h (os músicos costumam se apresentar à 1h), que já abriu espaço para dezenas de combos instrumentais de São Paulo e de outros estados do País.

A partir das 22h, e depois da apresentação, DJ Formiga, do coletivo Vinil é Arte!, embala a pista do novo espaço.
Confira também a programação dos próximos dias do novo Mundo Pensante. Nesta semana, o principal destaque é a big-band Bixiga 70, que se apresenta no próximo sábado (13).     

SERVIÇO
Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel.: 50822657
Abertura da casa às 22h
Gratuito das 22h às 0h. Após R$ 20

MAIS 
Veja vídeo com a releitura para a composição Ela Partiu, de Tim Maia 

Link curto: http://brasileiros.com.br/MZvZX
Tags: , , , , , , ,