Geni: Prefere Caetano a Chico, por motivos óbvios

Foto: FMagalhães

Foto: FMagalhães

1- Alma: Condenada a enxergar as pessoas por dentro.

2- Alzira: Sempre entre as primeiras, nunca se esqueceu daquela tarde, há tanto tempo, quando visitava o irmão no Hospital Geral, devorado no meio do rio pelas piranhas da doença.Assistia a televisão fora do ar. Vagamente entre chuviscos um pastor pregava.

3- Assunta: Ouviu falar que hoje o número de desempregados no Brasil equivale à soma das populações do Uruguai e Paraguai, juntas! Apesar da indignação, escolhe e costura as palavras com sobriedade. Seu objetivo é a perfeição.

4-Athos: Continua intrigado com o pesadelo. Seu jazigo profanado. Folhas secas misturadas com capim e moscas de todo tipo rodopiavam no lusco-fusco. Um fedor de carniça  vinha de um grande vaso rachado e coberto por inscrições indecifráveis.

5- Ben Gurion: Está apaixonado por Virgínia, mas ainda não sabe disso. Vangloria-se por ter organizado o Primeiro Festival Internacional de Parkour em Gaza.

6- Boris: No exato momento cria a personagem que lhe faltava. Diverte-se bolando histórias. Assunta cega vestindo burca negra.

7- Cândido: Sobra na turma porque é chato. Quer convencer todo mundo que amor é palavra mais dita que sentida. Ele nunca entendeu essa coisa de pós-verdade.

8- Dolores: Balconista na farmácia, ela conhece a vizinhança pelas dores que têm.

9- Frederico: Toda segunda-feira a ressaca das baladas do fim de semana. O som penetra-lhe as cócleas e pula estridente entre as paredesintumescidas, feito cama elástica.

10- Geni: Prefere Caetano a Chico, por motivos óbvios.

11- Igor: Negro, foi adotado recém nascido por uma família branca dois dias depois do parto que matou sua mãe. Desta culpa ele não pode falar e não tendo linguagem, fica a angústia. Roubou uma velhinha, cheirou e a casa caiu.Dormiu valete num barraco em Hortolândia por quatro anos.

12- Isidro: Uma noite o pai chegou mais bêbado que o costume. Olhar esbugalhado chutou o quebra-cabeças de 1000 peças. Faltava só o telhado da torre e um pedaço do céu. O Castelo de Neuschwanstein estilhaçado pela sala e corredor. Não foi o primeiro nem terá sido o último castelo destruído no mundo, conformou-se ajoelhado catando as pecinhas.

13- Jaime: Nunca foi muito bom da cabeça. Atualmente anda confundindo o corpo com a própria sombra. À noite e em dias nublados não lhe ocorre a controvérsia.

14-Karyna: Lê Paulo Leminski entre uma aula e outra. “brisa quente / quem te precisa / pressente”, é o haicai que mais lhe convém.

15- Leidedai: Adoraria ser princesa mas tem que colheras frutas da árvore. Elas caem desviando de galhos e folhas até atingirem o chão de terra batida. Som abafado no jardim da Casa da Farinha. Bota as manguinhas dentro do balaio e vai fazer dinheiro na feira do Arraial.

16- Ma Lhu: É a melhor amiga da Karyna. Também gosta de poesia e aguarda uma oportunidade para encaixar o verso que escreveu ontem à noite. “A Moral Desmorona”.

17- Malvina: Generosa. Seus gestos, delicados. Um amor de pessoa.

18- Mariucha: Nasceu na Bosnia Herzegovina. Entusiasmada, prepara sua próxima performance no Sarau do Boris: Banho Demorado Em Ofurô de Cocô.

19- Mary Parker: Seu pai é americano. Gravidez turbulenta. Foi ao cartório, registrou-a e sumiu. Ele mora na Pensilvânia ou no Texas.

20- Otelo: Ele é grande.Vê importância no que é consequente e sabe dar nome aos bois na linha.

21-Otávio: Ele é pequeno. Vê pêlo em ovo e direciona toda artilharia contra a Administração. Seu nome, segundo a ordem correta, é o vigésimo da lista, e não o vigésimo primeiro.

22- Otília: É manicure e frequenta os cultos aos domingos. Deseja descobrir se Deus corta as unhas da mão. E do pé?

23- Palmira: Tem dois homens em casa. Ela balança, sacoleja,chacoalha. Eles tremem.

24-Paula: Passa o melhor café azedo da cidade, faz justiça com as próprias mãos e depois Freud explica.

25- Promécio: Metal de terras raras e um dos produtos da fissão do Urânio, por isso, radiativo.Explica porque as pessoas, indistintamente, mantêm-se à distância.

26- Romênio: Seu sonho é tornar-se médico. Psiquiatra. Tem percebido Athos muito abatido.

27- Socorro: Quis se matar 5 vezes. A primeira tentativa foi aos 15 anos. A vida já se apresentava insuportável. Trançou sozinha as maria-chiquinhas e foi ao supermercado. Sentou-se no banco da praça e comeu mansamente seu sanduíche de pão Pullman com chumbinho.

28- Venceslau: Venceslau-pega-no-meu-pau. Coitado.

29- Virgínia: Nunca gostou de ser a última da lista. Acha Ben Gurion um gato.

30- Wesley: Mal disfarça a intenção, introduziu-se aqui para dar apoio incondicional à Virgínia.

Link curto: http://brasileiros.com.br/R0EW4
  • Auro Danny Lescher

    *Psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenador do Projeto Quixote e psicoterapeuta