Emmanuel Macron e Marine Le Pen disputarão segundo turno na França

O candidato de centro e a candidata da extrema direita foram os mais votados, apontam pesquisas de boca de urna

Emmanuel Macron e Marine Le Pen

Emmanuel Macron e Marine Le Pen

O liberal Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen vão disputar o 2° turno das eleições presidenciais na França. De acordo com levantamento da consultoria Ipsos, Macron obteve 23,9% dos votos e Le Pen 21,7%. 

Cerca de 77% dos eleitores franceses foram às urnas neste domingo, 23 de abril. Houve manifestações em Paris após encerrada a votação. O índice de participação foi menos que o de 2012 e, no segundo turno, o engajamento dos eleitores que não compareceram pode ser decisivo.

A votação do 2° turno está marcada para 7 de maio. O conservador  Francois Fillon e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que de acordo com as pesquisas eleitorais também tinham chance de ir ao 2º turno, ficaram empatadas com 19,5% dos votos, segundo pesquisa divulgada pelo jornal francês Le Monde. O socialista Benoit Hamon obteve 6,2% dos votos.

Aos 39 anos, Macron espera tornar-se o presidente mais jovem do país, enquanto a líder da Frente Nacional tenta ser a primeira mulher  a alcançar o posto de chefe de Estado na França.

Leia aqui: “A televisão será decisiva nas eleições da França”

Comparecimento

Na eleição mais disputa da história recente da França, quase  70% dos eleitores franceses já tinham votado até as 17h (horário local). O percentual de 69,42% é ligeiramente inferior aos registrados em 2012, de acordo com o Ministério do Interior. O pleito encerrou-se às 20h.

Leia também: “Emmanuel Macron será eleito na França e decepcionará”. 

Leia mais: “A maluca corrida presidencial francesa”

 

Link curto: http://brasileiros.com.br/swC3L
Tags: , , ,

Seja +1 Brasileiro