Sob regência de Isaac Karabtchevsky o concerto acontecerá no dia 2 de abril

image015

No dia 2 de abril, as Orquestras do Instituto Baccarelli (Sinfônica e Juvenil de Heliópolis), se apresentam no Theatro Municipal de São Paulo, sob regência de Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do Instituto e maestro titular. O concerto começa às 12h, com ingressos a R$30.

No repertório, composições de Richard Wagner, Franz von Suppé, Carl Maria von Weber e Antônio Carlos Gomes. A Abertura de “Rienzi”, de Richard Wagner (1813 – 1883), é a terceira ópera completa do compositor. A versão original, atualmente desaparecida, foi executada pela primeira vez no Teatro Real de Dresden, em 1842.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artístico e regente titular e Zubin Mehta, como patrono.

Eles já se apresentaram sob a regência dos maestros como Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, entre outros.

Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos da regência no País, Isaac Karabtchevsky é, desde 2011, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa orquestra.
Nascido em São Paulo, estudou Regência e Composição na Alemanha, sob a orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. 

Já a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) é formada por 60 instrumentistas e alia a jovialidade de seus músicos – com idades que variam de 14 a 25 anos – com a maturidade e o conhecimento adquirido de seus professores e regente titular, Edilson Ventureli. A orquestra está comprometida em promover a democratização do acesso à música de concerto – missão que já levou o grupo a importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Centro Cultural São Paulo e MASP Auditório.

Mais de 1.000 crianças e jovens são beneficiados anualmente pelos programas socioculturais, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas em Heliópolis.

Link curto: http://brasileiros.com.br/QewL4
Tags: ,