A seleção feita pela CULTURA!Brasileiros inclui dicas de literatura, música clássica, HQ, cinema e aplicativos de Carnaval

appteatrobrasil
Palco em mãos
O Teatro Brasil é um guia que busca reunir todos os espetáculos em cartaz no País. Basta fazer o download do aplicativo em iOS, Windows Phone ou Android para ter em mãos várias funcionalidades, como a compra de ingressos e a obtenção de mapas até o local das apresentações. Os produtores podem acessar o site do aplicativo e fazer um cadastro para incluir novos espetáculos na agenda. O serviço online também seleciona peças gratuitas e próximas do usuário. Na seção Bastidores, estão disponíveis especiais e notícias sobre o mundo do teatro. 

concertino2

Acordes em profusão
O clássico também pode ser moderno e deve ser disseminado. Com essa premissa, a pesquisadora Elza de Moraes Fernandes Costa criou o site Concertino, um bem-vindo meio virtual para pesquisas sobre música clássica no Brasil. Além de textos analíticos, o site oferece biografias, curiosidades e um banco de dados com sites, livros e vídeos recomendados para o leitor.

cinematologia

Cinefilia em rede
O nome Cinematologia antecipa que estamos diante de uma rede social para amantes da sétima arte, espécie de mix entre os formatos do Twitter, do Facebook e do Tumblr. Com opções variadas de publicações, o site conecta usuários por meio de interesses parecidos e também dispõe de espaços para a criação de grupos e visualização de tendências.
haveanicebook

Videobooks
Livros incríveis de fotografia que não são facilmente acessíveis podem estar ao alcance de todos em poucos cliques. Essa é a proposta do Have a Nice Book, um canal no YouTube que disponibiliza vídeos de vários títulos. A cada nova publicação, um livro inédito é folheado e apresentado na íntegra. Criado na Espanha em 2011, o projeto, dos fotógrafos Yosigo, Salva López e Laia Sabaté, contém centenas de vídeos.
aplicativos carnaval thinkstock
Dias de folia
O Carnaval chegou e, na esteira da folia, vários aplicativos foram criados para otimizar a farra. Com agendas e mapas online, basta selecionar o bloco ou o trio elétrico que vai seguir e partir pro asfalto. Em São Paulo, o Blocos SP é uma boa pedida para usuários de Android e iOS, assim como o Onde Está o Meu Trio?, que atende Salvador. No Rio de Janeiro, boa pedida é o aplicativo Blocos do Rio, mas ele é disponível apenas para smartphones da Apple. Em Pernambuco, o PE no Carnaval contempla Recife e Olinda, e pode ser encontrado na App Store ou na Google Play. SP, RJ, BA, PE.
nébula

Gibi virtual
Com o mote “quadrinhos, jornalismo e cotidiano”, o site A Nébula é uma ótima pedida para quem curte HQs. Hospedado no portal Medium, traz criações que discutem questões sociopolíticas do Brasil e do mundo, como a redução da maioridade penal e o racismo. A publicação tem entre os colaboradores quadrinistas celebrados na Internet, como Odyr, Arnaldo Branco e Alexandra (O Pintinho).
livros abertos reprodução facebook

Literatura em análise
Criado por Camila Von Holdefer, o blog Livros Abertos é um espaço vitual em que a filósofa procura mostrar o que há de mais interessante no panorama da literatura, tanto na produção brasileira quanto estrangeira. Com entrevistas, artigos e resenhas, entre outros textos, Camila, que também colabora com veículos da grande imprensa, concentra parte expressiva de sua produção crítica no site.

Link curto: http://brasileiros.com.br/4av3c
Tags: