Considerada um símbolo da democracia, a tela “Verdict of the People”, do pintor George Caleb Bingham, foi emprestada para ser a obra de destaque no almoço de posse do novo presidente

"Verdict of the People", George Caleb Bingham

“Verdict of the People”, George Caleb Bingham

Há menos de quinze dias de Donald Trump assumir a presidência dos Estados Unidos, cerca de 2.000 pessoas assinaram uma petição pedindo que o Museu de Arte de Saint Louis, no Missouri, cancele o empréstimo da pintura Verdict of the People (1854–55), do pintor George Caleb Bingham, para o almoço inaugural de posse no dia 20 de janeiro.

Segundo informações da Artforum, a petição foi criada pela historiadora de arte Ivy Cooper e pela artista Ilene Berman. No texto, eles alegam que a “obra retrata a eleição em uma pequena cidade no Estado do Missouri e simboliza o processo democrático ocorrido na América na metade do século XIX. Nós nos opomos ao uso da pintura como um pano de fundo da posse e um endossamento implícito da presidência de Trump e seus valores de ódio, misoginia, racismo e xenofobia. Consideramos a pintura uma representação da nossa comunidade e nos opomos ao seu uso na inauguração”.

O diretor do museu, Brent Benjamin, afirmou que, “a instituição não apoia nenhum político específico, mas oferece apoio à presidência, seja ela qual for. Quando a Comissão de Posse pediu o quadro emprestado para o almoço inaugural, foi uma honra para o museu participar dessa tradição”.

Em entrevista ao The New York TimesIvy Cooper afirmou que “ficará desapontada caso o museu mantenha o empréstimo. Porém, estou extremamente feliz com o número de pessoas que assinaram a petição. A arte sempre está envolvida com a política e esta situação torna isso ainda mais evidente”.

A tela Verdict of the People faz parte de uma série de três trabalhos nos quais o artista aborda a essência da democracia. Bingham, que foi um conhecido pintor norte-americano, também se envolveu na política. Em 1848, ele se tornou um dos primeiros artistas a serem eleitos para um cargo público, tendo assumido uma cadeira na Câmara dos Deputados do Missouri.

Link curto: http://brasileiros.com.br/EJ8Vp
Tags: , , , ,