A IDG é a principal empresa de mídia global da área de TI, possui centenas de publicações sobre tecnologia e mantém no Brasil parceria exclusiva com a Editora Brasileiros

Screen Shot 2017-01-19 at 3.02.27 PM

O China Oceanwide Holdings Group Co., Ltd. (China Oceanwide) e a  IDG Capital anunciam a aquisição do International Data Group, Inc. (IDG), incluindo suas subsidiárias International Data Corporation (IDC), IDG Communications e IDG Ventures. As companhias receberam autorização do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (“CFIUS”) para a transação.

Após a conclusão do negócio, que deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano, a China Oceanwide se tornará o acionista controladora dos negócios operacionais da IDG, incluindo a IDC e a IDG Communications, enquanto a IDG Capital se tornará a acionista controladora da IDG Ventures. Os termos do acordo não foram divulgados, embora Wall Street Journal tenha estimado o valor em menos de US$ 1 bilhão.

A IDG é a principal empresa de mídia global da área de TI, dona de centenas de publicações sobre tecnologia, incluindo Computerworld, PC World, MacWorld, IDGNow! e CIO, entre outros títulos reconhecidos globalmente. Opera em 97 países ao redor do mundo. No Brasil, a Editora Brasileiros é parceira exclusiva do grupo IDG, sendo responsável pelos títulos Computerworld, PC World, MacWorld, IDGNow! e CIO, em sua divisão de negócios Digital Network! Brasileiros.

A IDG continuará a ser sediada em Boston, Massachusetts e gerida pela atual equipe. Kirk Campbell continuará como presidente e CEO da IDC, e Michael Friedenberg continuará como CEO da IDG Communications. Um novo conselho de administração será nomeado após a conclusão da transação.

“Em um esforço para levar adiante o legado do fundador e presidente do IDG Group, Pat McGovern, focamos em determinar o melhor equilíbrio futuro entre o que é melhor para a IDG e a missão de Pat para a Fundação McGovern”, disse Walter Boyd, Presidente da IDG. “Acreditamos que a China Oceanwide e a IDG Capital fornecerão o ajuste financeiro, estratégico e cultural adequado para levar o IDG ao crescimento.”

“Estamos felizes em anunciar o acordo, e creio que Pat ficaria feliz em saber que a China Oceanwide e a IDG Capital são parceiros dispostos a continuar investindo nos negócios da IDG e impulsionando o crescimento em todos os três valiosos ativos do grupo, a IDC, a IDG Comunicações e as carteiras da IDG Ventures”, completou o executivo. 

Em 1980, McGovern abriu uma das primeiras operações de joint ventures entre os EUA e a China. Em 1992, Pat criou a IDG Technology Ventures, uma das primeiras empresas de capital de risco e investimento em startups na China. Apaixonado pelo país, McGovern fez 130 viagens à China durante sua vida. 

O executivo faleceu em março de 2014.  Desde então, o IDG Group tem sido controlado por um conselho de administração que vem buscando um comprador há cerca de um ano.

A China Oceanwide é um conglomerado privado, multimilionário, com sede em Pequim, China, fundado pelo presidente Zhiqiang Lu em 1985. Tem um portfólio de investimentos bastante diversificado, incluindo empresas da área financeira, ativos imobiliários, mídia, tecnologia e investimento estratégico, com mais de 12 mil funcionários globalmente.

Em 2009, a companhia adquiriu uma participação na Legend Holdings, empresa controladora da Lenovo. Continuou a expandir-se globalmente e em outubro do ano passado concordou em comprar a Genworth Financial, companhia de seguros norte-americana, por US $ 2,7 bilhões em dinheiro.

A China Oceanwide vê a mídia como uma nova área de investimentos, de acordo com seu site.

“O IDG é uma extensão natural para a expansão do portfólio internacional da China Oceanwide”, disse o presidente da companhia, Zhiqiang Lu. “Como líder mundial em pesquisa de mercado e insights, editora de muitas das publicações sobre a indústria de tecnologia e um investidor de risco bem-sucedido, a forte marca global e o perfil da IDG fazem são um investimento estratégico atraente para nós. Planejamos apoiar a atual equipe de gerenciamento do IDG na implementação de seus planos de negócios, proporcionando autonomia, suporte financeiro e recursos comerciais que suportem o crescimentos dos negócios e e expansão da IDG e melhore ainda mais sua posição de liderança no mercado “.

Link curto: http://brasileiros.com.br/RxyGq
Tags: