Em cartaz no espaço da Rubell Family Collection, a exposição aborda questões raciais e de genêro

NS-R03-02

Obras de Sonia Gomes que integram a exposição. Foto: Divulgação

Em Miami, a arte brasileira ganha destaque com a exposição New Shamans/Novos Xamãs: Brazilian Artists. Em cartaz na Rubell Family Collection, a mostra apresenta obras de 12 artistas brasileiros que investigam temas de cunho político, social e ambiental. Os trabalhos integram o acervo de Mera e Donald Rubell, conhecidos colecionadores da cidade de Miami, que constroem sua coleção há mais de 40 anos, tendo viajado para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo para adquirir obras do País.

Participam da mostra Lucas Arruda, Thiago Martins de Melo, Sonia Gomes, André Komatsu, Daniel Steegman Mangrané, Maria Nepomuceno, Solange Pessoa, Paulo Nimer Pjota, Marina Rheingantz, Eli Sudbrack, Erika Verzutti e Paulo Nazareth. São instalações, pinturas, fotografias e esculturas que ocupam todo o piso térreo da instituição.

Vista da exposição. Foto: Divulgação

Vista da exposição. Foto: Divulgação

Em entrevista ao ArtNet News, Donald Rubell contou que, em suas viagens ao País, o casal procurou “evitar as abstrações geométricas tipicamente sul-americanas”, buscando obras “que tratassem das grandes questões do Brasil que, como as dos Estados Unidos, dizem respeito às relações raciais e os direitos da mulheres”.

Um catálogo bilíngue, com textos sobre cada um dos artistas, acompanha a mostra que fica em cartaz até agosto de 2017. Saiba mais no site da Rubell Family Collection.

Leia mais sobre a coleção

Link curto: http://brasileiros.com.br/qWyDj
Tags: , , , , , , , , , , ,