Segundo a PSafe, mais de 100 mil usuários já foram enganados pelos criminosos com a promessa da ferramenta “WhatsEspião”

whatsapp-892926

Um novo golpe no WhatsApp já enganou mais de 100 mil usuários ao oferecer uma nova funcionalidade falsa que permitiria espiar com quem os seus contatos estão falando e o que estão falando.

De acordo com a empresa de segurança PSafe, os criminosos enviam um link malicioso junto com o suposto novo recurso com a intenção de roubar dinheiro, por meio de serviços pagos de SMS, e também os dados pessoais dos usuários.

O golpe consiste em compartilhar a mensagem com a promessa da ferramenta espiã por meio de contatos conhecidos do usuário – ou via algum grupo do qual faça parte no aplicativo. 

“Para ativar o recurso, o falso comunicado induz o usuário a, primeiramente, compartilhar o link com dez amigos ou grupos para depois fazer o download do app com a função WhatsEspião”, explica a PSafe.

Depois disso, os criminosos orientam a vítima a preencher os seus dados em sites maliciosos, que podem efetuar cobranças indevidas, ou mesmo a baixar apps falsos que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​

Link curto: http://brasileiros.com.br/pQW0v
Tags: , ,