Somente hoje eu sei que a vida poderia ser bem mais suave desde o primeiro minuto do dia, se o convite à vigília viesse embalado pela boa música

Foto: FMagalhaes

Foto: FMagalhaes

Duração 01  –   De Bem Com a Vida Às Seis Horas e Um Minuto da Manhã

Melhorou muito quando passei a ser acordado, às seis horas e um minuto da manhã, com um concerto de Chopin, uma sonata de Ravel ou um prelúdio de Bach. Até recentemente, só conhecia a função alarme do meu rádio-relógio, que por décadas, sempre às 6:01 da manhã, me arrancava do fundo do sono com uma estridência insuportável. Somente hoje eu sei que era insuportável, e que a vida poderia ser bem mais suave desde o primeiro minuto do dia, se o convite à vigília, compulsório de segunda à sexta-feira, e facultativo aos fins-de-semana, viesse embalado pela boa música.

Duração 02  –  Da Análise Minuciosa Diante do Espelho do Tempo

Não sou daqueles que vão logo escovando os dentes no segundo minuto da vigília. Escovo-os após o café. Antes, submeto à análise minuciosa do espelho, toda manhã, das 6:02 às 6:10, o meu rosto e a minha alma, ambos no presente. Quanto ao passado e ao futuro, eu os analiso depois. Inicialmente uma olhada panorâmica: como andam as rugas, se a barba e o bigode precisam de reparos, se as olheiras, feito prepúcios pendurados nos meus velhos olhos azuis, continuam dentro das dimensōes e coloração esperadas, se o astral está aceitável e outras generalidades. Tudo isso na parte frontal do espelho, cuja função é exatamente a reflexāo do presente. As abas laterais servem para uma boa avaliação dos perfis, já que são articulados, e, se bem ajustados os ângulos, ainda acabam por refletir os perfis do passado e do futuro, distantes 20 anos para trás e 20 para a frente, respectivamente.

 

Duração 03  –  Da Relaçāo Entre o Perfil Esquerdo e Dom Casmurro

Nunca ninguém disse que conheceu Dom Casmurro, talvez o Machado. Mas aquela fisionomia capitosa eu a vejo diariamente através da aba esquerda do espelho. Dos meus 30 anos de idade aos atuais 50 tem sido assim.

Análise realizada das 6:11 às 6:15.

 

Duração 04  –  Da Relação Entre o Perfil Direito e Barack Obama

Já percebemos nuances do Obama presentes em minha fisionomia. Sua força vital dominará a cena dos atuais 50 aos meus 70.

Das 6:16 às 6:20.

Duraçāo 05  –  Momento de Reflexão: Da Necessidade de Sermos Justos e Corretos

Das 6:20 às 6:22, reafirmo diariamente o meu compromisso com a justiça e correção, como fica evidente pela divisão equitativa dos  tempos investidos na análise do passado e do futuro (5 minutos para cada).

À análise do presente invisto praticamente o dobro, o que continua me parecendo justo e correto.

 

Duração 06  –  O Resto do Dia

Das 6:23 até as 6:01 da manhã seguinte, a vida como ela é, irrelevante, tanto na vigília quanto no sono.

Link curto: http://brasileiros.com.br/XdVuE
Tags: , , , , , , , , , ,