Entre 2003 e 2012, 42 mil pessoas foram mortas por uso de armas de fogo. Estima-se que sem a proibição do porte de armas, o número de óbitos seria de aproximadamente 71 mil vítimas

Foto: EBC

Em 2012, 42 mil pessoas foram mortas por uso de armas de fogo. Foto: EBC

A aprovação do Estatuto do Desarmamento no Brasil foi responsável pela redução de 15,4% do número de mortes por armas de fogo entre 2003 e 2012, informa o Mapa da Violência de 2015. Em 2012, 42 mil pessoas foram assassinadas por armas de fogo. Estima-se que sem a proibição do porte de armas, o número de óbitos seria de aproximadamente 71 mil.  

Entre 1980 e 2012, a população brasileira cresceu 61%, enquanto a taxa de homicídios saltou 387%. No período, foram registradas 880.386 mortes decorrentes do uso da arma de fogo, desse total, 497.570 das vítimas eram jovens.

Outro dado importante é que as maiores vítimas são jovens negros. Em 30 anos de pesquisa, a taxa de mortes por arma de fogo para esse grupo social cresceu 14%, enquanto a população branca vivenciou um decréscimo de 18,7% no mesmo período.

Revogação do Estatuo do Desarmamento 

Apresentado em 2012 pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), o Projeto de Lei 3722, que está tramitando na Câmara dos Deputados, tem como objetivo revogar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826), em vigor desde 2003.

O projeto de Peninha, também chamado de Estatuto do Controle de Armas de Fogo, propõe flexibilizar a aquisição de armas de fogo no Brasil, alterando alguns dispositivos e criando outros novos, todos visando uma maior facilidade na circulação, venda e registro das armas.

Link curto: http://brasileiros.com.br/RiYs4
Tags: , , ,
  • carlos

    gonverno inprestavel estatuto do desarmamento e uma bosta, desarmo dodos os cidadoes de bem desenpregou milhares de pessoas que trabalhavao em fabrica de armas dignamente restringiu o direito de nois cidadao de bem que leva uma vida trabalhando para um inprestavel maginal fdp vim e leva oque a gente tem sem almenos podermos nos defender arma nao mata pessoas pessoas e qui matao pessoas se vcs politicos de merda um dia pensarem em diminuir esses indice de homicidio comecem a fazerem leis pela qual punirao o infrator pena de morte para quem matar uma pessoa da qual a mesma nao merecia ter morrido outra coisa tem que da alcilio a pessoas que estao estudando nao a vagabundo que esta preso sem essa de acada rebeliao por motivo de mao tratos a cadeia e ruim e so nao fazer por onde ir pra la nao estupra nao rouba nao mata filho da puta na minha opiniao tem e que dinamita esses maginais libera o porte de arma devolva nosso direito de se defender garanto que a criminalidade vai diminuir muito primeiro se uma pessoa de bem matar um vagabundo para se defender ele nao matou ninguem ele nao e asasino maginao nao e gente e para esse povo que acha que arma tras violencia que maginal e gente faz o seguinte nosso gonvernador dispense os varios policiais que andao arudiando o senhor fazendo sua proteçao coloque varios palhaço ao seu redor e na sua casa coloque um pisicopata e depois veja o resoltado vou mais nem fala nada pois tem tantos motivos para prova os atos injusto desse gonverno de coco que se eu sitace a metade faria um livro

  • Sergio Rainor

    INCRÍVEL, ELES “ADIVINHAM” QUANTOS DEIXARAM DE MORRER (EMBORA O NÚMERO DE MORTOS SÓ TENHA AUMENTADO). ENTÃO ME INFORMEM O NOME DE CADA UM DESSES QUE NÃO MORRERAM.

  • Sergio Rainor

    MENTIRA DESLAVADA, ESQUERDOMERDAS MENTIROSOS (REDUNDÂNCIA). TODO MUNDO SABE QUE A CRIMINALIDADE SÓ AUMENTOU, TODOS OS DADOS DEMONSTRAM ISSO. CAMBADA DE VERMES PROTETORES DE BANDIDOS.

  • Jilvan Jr Coutinho Rodrigues

    Uol ñ Vale mais nada Podre podre!

  • Fabiano Figueiredo Acosta

    Já vi matérias mentirosas, mas, dessa vez, vocês estão de parabéns! PQP, vocês não têm vergonha na cara, não?

  • Paulo Henrÿque

    Então vamos aos dados: Numero de homicídios por arma de fogo em (2003=36115). (2004=34187). (2005=33419). (2006=34921). (2007=34147). (2008=35676). (2009=36624). (2010=36792). (2011=36737). (2012=40077)!!! Podemos ver claramente que não somente não ha redução alguma mas um aumento no homicídios por arma de fogo de 11% no período em questão. E seria muito maior se considerar mos os anos seguintes de 2013; 2014 e 2015. A mentira é seu único argumento e vocês tem que ser combatido. Como você se sentem contando mentiras, iludindo uma minoria de pessoas sem conhecimento. Não sabem o que é melhor para eles e vocês ao invés de dizer a verdade, usam da mentira sua arma pra iludir, pra quê? Por que mentir assim? Vocês deveria sentir vergonha de serem tão baixos assim. lamentável.

  • Eduardo Carlos Campos

    Mentira, canalhice e falta de respeito ao cidadão de bem, o estatuto do desarmamento é uma farsa e nunca deu certo apenas armou os bandidos.

  • Filipe

    Quarenta mil pessoas são vitimas de homicídios com uso de armas de fogo anualmente no Brasil, o Nordeste é a região com menos armas legais e a maiores taxas de homicídios do país essa lei é inútil e essa matéria é um insulto a inteligencia de qualquer pessoa.
    “Poderia ter sido pior” vocês fazem essas previsões com cartomantes?

  • Carlos Oliveira

    Tem que comer muita merda pra acreditar em uma coisa ridícula como essa “matéria”. Santo Cristo…é muita merda escrita por segundo…

  • Bruno Schagas

    Nossa quanta besteira pqp ainda tem gente que escreve essas asneiras e pior acredita nessas M.

  • Marc

    Então o número de homicídios subiu de 20000 morte/ano (antes do estatuto )para 68000 mortes /ano (após o estatuto ) e o desarmamento foi um sucesso !!! Tem que ser muito canalha para escrever um m… desta !!!

  • Elder Cavalcante

    Materiazinha ridícula e sem credibilidade!

  • tiago

    PURA MENTIRA!!!!!!! SÓ BURRO NÃO ENCHERGA QUE FOI EXATAMENTE O CONTRÁRIO……

  • Carlos Henrique

    Só rindo, argumentos pífios e mentirosos, a única proibição é para o cidadão honesto, o criminoso está livre para agir, com a conivência de leis de palanque eleitoreiro e para manter recursos em ong pra lá de escusos

  • Leonardo Verlingue

    Espera, então essas mortes foram causadas por armas de fogo… Ok. Mas em quais circunstâncias? Muito fácil colocar dados “aleatórios” (sem uma origem, sem um porquê) e falar que poderia ser pior. Muito fácil enganar dizendo que foram tantas mortes por armas de fogo, mas quantas delas foram por armas registradas, legais? Quantas mortes foram causadas por cidadãos comuns se defendendo? Quantas dessas mortes são de cidadãos voltando pra casa e são mortos à toa? Se fosse relatório da minha faculdade, teria levado zero de cara.

  • Jorge Oliveira

    Meu Deus… Que matéria mais tendenciosa… Nunca que o Estatuto do Desarmamento (do cidadão de bem) foi benéfico. A não ser para a bandidagem, óbvio.

  • Alexandre Macedo

    Mentira descarada!

  • Lucas Pilan

    Recomendo:
    “Mentiram Para Mim Sobre O Desarmamento”

    Não acreditem em quem detém o poder da fala absoluta, geralmente são tendenciosos e falaciosos.