Livro do professor da Unicamp mostra como a moeda brasileira vem sendo sistematicamente subordinada à especulação financeira

Rossi
Pedro Rossi, professor doutor do Instituto de Economia da Unicamp, lança nesta quinta-feira (9) no Rio de Janeiro o livro “Taxa de Câmbio e Política Cambial no Brasil”, publicado pela FGV. A noite de autógrafos será na Livraria da Travessa de Botafogo (r. Voluntários da Pátria, 97), às 19h.

Segundo Rossi, “o livro mostra como a moeda brasileira vem sendo sistematicamente subordinada à especulação financeira e investidores estrangeiros que têm no mercado de derivativos um centro de operações. Considerando as especificidades do mercado de câmbio no Brasil, o livro ainda aponta os caminhos para uma política cambial que permita reduzir essas distorções financeiras sobre a taxa de câmbio e assim fazer uso da mesma como ferramenta de desenvolvimento”.

Na conclusão do livro, ele observa que nos últimos 20 anos o Brasil testemunhou dois ciclos longos de apreciação cambial (2003-2008 e 2009-2012), depreciações abruptas e períodos de volatilidade intensa: “A boa notícia é que esse padrão de flutuação não é imutável”, pois “esse padrão de flutuação cambial é uma opção política que decorre de uma institucionalidade politicamente construída e de um determinado modelo de atuação da política cambial que pode (e deve) ser aprimorado”. Para Rossi, “uma taxa de câmbio mais adequada ao desenvolvimento econômico, que permita a passagem para outro regime de flutuação cambial, menos volátil e mais apropriada às necessidades do parque produtivo brasileiro, depende da regulação do mercado do câmbio”.

Link curto: http://brasileiros.com.br/4ymNz
Tags: , ,