A publicação é organizada por Cypriano e a curadora Mirtes Marins de Olivera. O evento de lançamento será no Galpão VB, em São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O crítico de arte e membro do conselho editorial da ARTE!Brasileiros, Fabio Cypriano, lança, no dia 25/6, o livro Histórias das exposições / casos exemplares, no Galpão VB, espaço da Associação Cultural Videobrasil em São Paulo. A publicação é organizada por Cypriano e a curadora Mirtes Marins de Olivera. Às 15h, eles conversam com o público sobre o tema da publicação, ao lado do curador espanhol Pablo Lafuente, que, entre 2010 e 2015, foi editor da revista Afterall e da série de livros Exhibition Histories, que deu início ao método de estudo das Histórias das Exposições.

A publicação apresenta pesquisas sobre as histórias das exposições que vão além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas, voltando sua atenção para o peso que as instituições têm na disseminação e consagração desses objetos/ações e seus produtores. O livro reúne um grupo de pesquisadores já envolvidos com essa temática, e cada um aborda questões essenciais que envolvem as histórias das exposições: dos dispositivos arquitetônicos usados ao longo do século XX a estudos de caso específicos.

Neste mesmo dia, o Galpão VB inaugura duas exposições, inéditas no país, de Cinthia Marcelle e Giselle Beiguelman. A primeira, com curadoria de Solange Farkas, expõe Trilogia, videoinstalação composta pelos vídeos Fonte 193 (2007), 475 Volver (2009) e Cruzada (2010). O trabalho foi exibido antes apenas na mostra paralela da 54ª Bienal de Veneza. Já Quanto pesa uma nuvem? apresenta uma instalação multimídia composta por vídeo, áudio, carimbos e fotografia. Com família judia de origem polonesa, Giselle Beiguelman transforma-se neste projeto em um viajante de memórias, que se interroga, investigando paisagens e o seu próprio passado.

Link curto: http://brasileiros.com.br/ZBYV3
Tags: , , , ,