Em carta aberta à presidenta, a psicanalista e integrante da Comissão da Verdade lamentou votos na Câmara pelo impeachment e disse que Dilma estará nos livros de história como uma pessoa justa

Dilma Rousseff pode servir de bode expiatório - Foto: Lula Marques/ Agência PT

Dilma Rousseff pode servir de bode expiatório – Foto: Lula Marques/ Agência PT

Derrotada no plenário da Câmara dos Deputados no último domingo (17) no processo de admissibilidade do impeachment, a presidenta Dilma Rousseff é punida por ter sido a única pessoa a ocupar o Palácio do Planalto a não interferir nas investigações de corrupção no governo. A análise, feita em carta aberta em artigo no jornal Folha de S.Paulo, é da psicanalista Maria Rita Kehl, que também integrou a Comissão Nacional da Verdade, que investiga as violações aos direitos humanos cometidas pela ditadura militar.

Kehl começa seu texto usando a forma como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirige a Dilma, expressão ironizada pela oposição durante a votação de domingo: “Querida presidente Dilma”, escreveu.  “O lugar que ocupará na história do País […] está garantido, presidente Dilma, e será positivo.”

A principal razão, diz ela, é que “pela primeira vez ‘na história deste País’, um governante não usou de seus poderes de manipulação e chantagem para evitar a investigação de crimes envolvendo seu partido”. A psicanalista pergunta: “Será que ninguém se pergunta por que a Lava Jato, apesar de sua evidente falta de imparcialidade, nunca encontrou obstáculos durante seu mandato?”

Ela agradeceu a instalação da Comissão Nacional da Verdade, embora com muito atraso em relação aos vizinhos latino-americanos. Essa demora, corrigida por Dilma, não foi suficiente para que a população se mobilizasse. Ao contrário, jovens pedem intervenção militar “como se autoritarismo e repressão fossem sinônimos de ordem e paz social”.

O resultado: a possibilidade de “cassação de uma presidente séria, comprometida com o combate à corrupção, por uma Câmara comandada por um deputado acusado de vários crimes e repudiado pela população”.

Link curto: http://brasileiros.com.br/FdRwd
Tags: , , , ,
  • Ângela Maria de CarvalhoAlmeid

    Não ligue! Golpista nunca tem argumento! Um perfeito midiota global!

    • http://soundcloud.com/dezt rcamargofilho

      Você me chama de golpista porque detectei um erro torpe de escrita? Não votei no Temer não, quem votou nele foram vocês. Eu votei nulo, pois detesto o PSDBosta e toda essa corja da política, nenhum lá presta, só imbecil defende políticos, que estão cagando para vocês com um teatro fantasioso de mentira, basta invadir qualquer conta particular de políticos e ver o que eles conversam, vão estudar um pouco mais e aprendam a penetrar no sistema, vão entender de fato, porque nada melhora no Brasil. Vai lá defender um PTzinho que se alia ao PSDBosta em mais de 1000 municípios. Ops, defendem o socialismo? Então saiam já da internet, não utilizem PC’s, smartphones e nem nada que seja fruto da liberdade econômica.

  • http://soundcloud.com/dezt rcamargofilho

    What? Seu comment não faz sentido.

  • http://soundcloud.com/dezt rcamargofilho

    “escrina nos livros”?