Evento faz parte de programação de debates do Dia Internacional da Mulher, que vai espalhar, entre 5 a 13 de março, ações que discutam direitos das mulheres

Em meio a polêmicas envolvendo aborto e alterações neurológicas em fetos associadas ao zika, Saúde!Brasileiros e Circuito Mulheres Mobilizadas SP farão debate com especialistas na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, na segunda-feira (7) às 20h. O evento é aberto ao público e gratuito. Interessados podem confirmar presença no Facebook.

O debate faz parte do Circuito Mulheres Mobilizadas SP que vai espalhar, entre 5 e 13 de março, ações que inspirem, discutam e reflitam o direito da mulher à cidade. Você pode acompanhar a programação completa ou se inscrever para fazer parte dessa rede e continuar esse movimento. 

A semana tem apoio das organizações Minha Sampa, Conectas, Feminicidade, Livraria Cultura, Revista Brasileiros, Companhia das Letras, Tapera Tapera e Leia Mulheres.

Na mesa, estarão presentes o obstetra Thomaz Gollop e a psicóloga Daniela Pedroso, membros do GEA (Grupo de Estudos sobre o Aborto), e o infectologista Artur Timerman. Monica Tarantino, editora do site, e Monique Oliveira, editora-assistente farão a mediação do encontro. Mais informações abaixo. 

As recentes polêmicas sobre o aborto serão abordadas em debate promovido pelo Saúde!Brasileiros. Foto: EBC

As recentes polêmicas sobre o aborto serão abordadas em debate promovido pelo Saúde!Brasileiros. Foto: EBC

Esses especialistas enfrentam o desafio diário de garantir à saúde em meio ao tabu e vão destrinchar o impacto do zika na gravidez e a prática do aborto em doenças congênitas. O Estado pode obrigar essas mulheres a continuarem com a gestação? A microcefalia e alterações neurológicas associadas ao zika assinalam um quadro incompatível com a vida?

Convidados também abordarão aspectos políticos e fatos sobre o tema. Em fevereiro, a ONU sugeriu a seus países-membros que permitam a interrupção da gravidez a mulheres infectadas pelo vírus zika. Também o Instituto de Bioética planeja entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para exigir que a prática seja descriminalizada nessas circunstâncias. Esperamos todos lá!

____________________________________________

Convidados: Thomaz Gollop , Daniela Pedroso e Artur Timerman 

danielapedroso
Daniela Pedroso é psicóloga e chefe de psicologia do Serviço de Aborto Legal do Hospital Pérola Byington, em São Paulo.

thomazgollop
Thomaz Rafael Gollop é médico ginecologista e obstetra, especialista em Medicina Fetal. É professor livre-docente da Faculdade de Medicina de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

artur-timerman-medico-foto-reproducao-youtube
Artur Timerman é colunista do Saúde!Brasileiros, chefe do serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (SP) e presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arbovirose.

_____________________________________________
Mediadoras: Monique Oliveira e Mônica Tarantino

Monique Oliveira e Mônica Tarantino são jornalistas especializadas em saúde e estão à frente do Saúde!Brasileiros, projeto da Revista Brasileiros sobre inovações na medicina e debates em saúde pública (www.saudebrasileiros.com.br).

Monica é editora do site e escreve há mais de 20 anos sobre saúde em publicações como revista ISTOÉ, Carta Capital e Vogue. Ela também ganhou o prêmio APCA de melhor biografia por PretoBrás, o Livro de Canções e Histórias de Itamar Assumpção (EdiOuro). 

Monique é editora-assistente do site e passou pelas redações do Estadão, Folha de S.Paulo e ISTOÉ. Ela pesquisa maconha medicinal na Unicamp e pertence a várias redes de ativismo em saúde, feminismo e internet.


 Serviço

Organização: Jéssica Panazzolo, Mônica Tarantino, Monique Oliveira (Revista Brasileiros) e Circuito Mulheres Mobilizadas SP. 

Apoio: Minha Sampa, Conectas, Feminicidade, Livraria Cultura, Revista Brasileiros, Companhia das Letras, Tapera Tapera e Leia Mulheres.

Quando: Dia 7 de março, às 20h
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon – SP 
Endereço: Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – Loja 211 – São Paulo – SP
Evento gratuito. Não é necessário inscrição prévia. 

 

Link curto: http://brasileiros.com.br/DkGEI
  • Edson

    Nao cuidarao antis, ne agora querem matar os inocentis saia pra raca de fibora ideias demoniacas