Para economista e ex-ministro, operação “está violando direitos fundamentais”

A Força-Tarefa da Operação Lava Jato entrou na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 6h desta sexta-feira (4) para conduzi-lo coercitivamente a depor. Para Luis Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso e José Sarney e um dos fundadores do PSDB, a ação foi uma “arbitrariedade muito grande”, que mostra que a “Operação Lava Jato foi longe demais, está violando direitos fundamentais e causando grandes prejuízos ao País porque alimenta a crise”.

“Inicialmente a Operação Lava Jato foi uma coisa muito boa porque começou a punir as pessoas envolvidas, políticos, funcionários da Petrobras, lobistas e empresários. De repente a gente percebe um conjunto de vazamentos para a imprensa, dos mais absurdos e violentos, e você se dá conta de que se prende preventivamente sem razão. Agora se conduz coercitivamente um ex-presidente para depor, o tiraram de casa de madrugada, quando era perfeitamente possível dar um telefone para o ex-presidente dizendo que, se ele não fosse depor, o levariam à força”, diz o ex-ministro.

Para Bresser, o argumento da força-tarefa da Lava Jato para conduzir coercitivamente Lula é uma “ilação espúria”, e o STF tem de intervir na operação. “Tem uma declaração da força-tarefa de que há sérios indícios de que o ex-presidente Lula foi um dos principais beneficiários da corrupção na Petrobras. Aí eu vou ler qual é o indício e é o apartamento no Guarujá e o sítio. Isso se chama ilação espúria. Qual é o indício de que houve benefícios a essas  empresas que estão sendo investigadas? Isso é uma coisa ridícula. Eu conheço suficientemente de política para dizer que isso não faz o menor sentido. Eu conheço suficientemente as empresas que lidam com o governo e elas dão presente mesmo. Mas daí a dizer que isso é propina, isso é uma violência. O STF precisa intervir nessa operação.”

Link curto: http://brasileiros.com.br/2oIOL
Tags: , , ,
  • http://Gmail João bosco

    Concordo que está sendo feito um verdadeiro terrorismo com o Lula. Tudo isso, porque ele é um possível candidato a presidência da República. Esses facínoras, corretores da dignidade alheia, precisam ser detidos. Ja está na hora do STF interferir. Prs tudo tem limite !

  • Leão Enfurecido

    Srrá preciso provocar o STF pra que ocorra essaintervenção?

  • Leandro

    Como é??? Elas dão presente mesmo?? Com qual intuito??? Até onde eu sei, empresas dão presentes para manter relações comerciais ou iniciar novas transações. Em geral são mimos, uma caneta, uma agenda, mochila com logotipo… Agora, reforma de sítio e mega Apto… Desculpe, esse argumento não serve… Ah não comparecer à chamado, protelando com pedidos de cancelamento de investigações levaram a isso. E seis da manhã estou acordado e tem gente q sai de casa mais cedo

  • Jarbas

    O problema que os caras do STF também tem o rabo preso, não duvido nada que alguns deles ainda serão peso, pois fazem parte da quadrilha.

  • Juca do Gumelo

    O Juiz Noro está conduzindo a lava jato com perfeição. Parabéns.

  • Marcelo Abrahão de Mattos

    Já passou da hora de dar um basta na arrogância do Juiz Moro.

  • Nilson Binda

    É por aí. Tá muito exagerado.