O documento que vinha sendo redigido colaborativamente através de um grupo fechado no Facebook, esta agora recebendo assinaturas através do site Avaaz

10291239_1229925647035867_3568985761702943026_n

Obra do artista Moisés Patrício (que também assinou o manifesto), da série “Aceita?”


Desde o começo da semana um grupo de artistas e profissionais das artes visuais vinha se articulando através do Facebook para redigir colaborativamente uma carta pública de posicionamento a respeito do atual contexto político brasileiro. O documento denuncia a ação jurídico-midiática em curso que ameaça as garantias constitucionais de um estado de direito, considerando inadmissível a destituição de um governo eleito democraticamente sem a observância das devidas disposições legais. Defende ainda, uma reforma política democrática e verdadeira, bem como o combate à corrupção apartidário e não seletivo. 

O manifesto que foi analisado por juízes, advogados e juristas antes de ser tornado público, foi publicado com abaixo-assinado de 554 profissionais das artes de diversos lugares do Brasil. Antes de ser entregue ao Congresso Nacional e a Comissão do Impeachment, para quem esta dirigido, a campanha esta recolhendo mais assinaturas através do site Avaaz: https://goo.gl/y40jnf

Leia a íntegra da carta:

Nós, artistas e profissionais que atuamos no campo das artes visuais no Brasil, vimos denunciar e declarar nosso repúdio às tentativas de ruptura da ordem democrática ora em curso no Congresso Nacional, articuladas através de uma ação jurídico-midiática de caráter inconstitucional. Nós nos posicionamos veementemente contra as perseguições político ideológicas, incitação ao ódio e violação dos direitos civis.

 As artes visuais constituem um campo fundamental de produção de reflexão por meio de linguagens plásticas, visuais e performáticas, capazes de intervir criticamente na sociedade. Os diversos profissionais e instituições que exercem atividades ligadas às artes visuais,
abaixo assinados, vêm afirmar a importância do estado de direito para a manutenção e ampliação dos  avanços sociais e institucionais conquistados desde a redemocratização do país.

É inadmissível a destituição, sem a observância das devidas disposições constitucionais, de um
governo legitimamente eleito pela maioria do povo brasileiro. E é especialmente inadmissível a gestação de condições propícias à perpetração da violência e do arbítrio contra as liberdades individuais garantidas por nossa constituição. Defendemos uma reforma política democrática e verdadeira, bem como o combate à corrupção apartidário e não seletivo.

Veja também: Artistas divulgam vídeo contra o golpe, a favor da democracia

Link curto: http://brasileiros.com.br/pl8gO
Tags: , , , , , ,
  • Rose Mary da S. Parente

    Acredito que com varias mobilizaçoes, chegaremos la.

  • http://www.lazygoatworks.com Eneida Sanches

    Contra o golpe e em defesa da democracia.

  • Laércio Carvalho

    Uma iniciativa invejável ! …Parabéns a todos.

  • http://Www.unitaarquitetura.com.br Graça

    Não vai ter golpe!!!

  • http://Carolatrimano.com.br Carola Trimano

    Sem comentarios

  • Adelaide Ivanova

    Olá, obrigada por compartilhar a campanha. Infelizmente o link para a petição publicado na matéria não está funcionando, será que vocês poderiam atualizar?