Mostra com 155 obras abre no Instituto Tomie Ohtake em maio e segue para o Rio em setembro

"O Beijo" (1969)

“O Beijo” (1969)

Reunindo 155 obras do mestre espanhol, o Instituto Tomie Ohtake prepara para maio deste ano a maior retrospectiva de Pablo Picasso (1881-1973) realizada no país desde 2004. Entre quadros, esculturas, desenhos, gravuras, peças de cerâmica e fotografias, muitas inéditas no Brasil, a mostra traz um lado mais experimental do artista, além de algumas obras bastante conhecidas. Após alguns meses em São Paulo, a exposição segue para o Paço Imperial, no Rio.  

Todos os trabalhos serão trazidos do Museu Picasso de Paris, que tem um acervo de cerca de 5 mil obras de Picasso. São, na maioria, trabalhos que o próprio artista quis guardar em vida – ou readquirir ao final dela -, o que mostra que são bastante representativas de sua visão artística e da evolução do seu pensamento estético.

Entre as obras que vem ao Brasil, sob curadoria de Emilia Philippot, estão os estudos para o balé russo “Pulcinella” (1920), “Cabeça de Mulher” (1962), o clássico “O Beijo” (1969), “Paul como Arlequim” (de 1924, que retrata o filho de Picasso)”, a litogravura “A Grande Coruja (1948), a escultura (cubista) “Violão” (1924), algumas máscaras produzidas durante a Segunda Guerra ou ainda um trabalho do jovem Picasso, “Projeto para um Cartaz de Carnaval” (1899), entre muitas outras.        

"Joueurs de Ballon sur la Plage" (1928)

“Joueurs de Ballon sur la Plage” (1928)

Link curto: http://brasileiros.com.br/hnMbv
Tags: , ,
  • Celito Cordioli

    Estou aguardando a definição para poder me programar. Com certeza farei todo o esforço para visitar está esposição.

  • LENNA

    Enhorabuena Brasil!

  • Wania contente

    Qual o período da exposição em são Paulo e o local, preciso me organziar.

  • Tânia Cristina rocha Maciel

    Me arrepio só em me imaginar lá. Este Mago das Artes, foi minha inspiração para viajar na imaginação e conquistar meus alunos a penetrar no mundo da Arte. Amo és este ser incrível.

  • Jussara Garcia

    Só São Paulo e Rio! Sempre! Assim fica difícil. Parece que só existem essas 2 cidades no Brasil!

  • Rubens

    Quero muito ver esta exposição.

  • Rute Vallin Casaca

    Boa noite,
    estou encantada com as exposições por vocês apresentadas, tenho certeza que esta será mais um sucesso. Parabéns