Roger Waters, ex-Pink Floyd, escreveu uma carta a dupla para que não realizem a apresentação em Tel Aviv

Foto: Roger Waters/Reprodução

Foto: Roger Waters/Reprodução

Roger Waters, ex-baixista da banda britânica Pink Floyd, pediu para que Caetano Veloso e Gilberto Gil não realizem o show de turnê em Tel Aviv, previsto para o próximo dia 28. Porém, os compositores brasileiros negaram. A carta foi enviada no dia 22 de maio, através do BDS (“boicote, desinvestimento e sanções”), movimento global que protesta contra a ocupação do território palestino. As informações são do site Folha de S.Paulo.

Na carta, o músico lembra o apartheid na África reforçando a menção que Gil faz do arcebispo Desmond Tutu, Nobel da paz em 1984 por sua luta apoiando Nelson Mandela, na sua música Oração pela Paz na África do Sul : “Assumo que vocês dois (Caetano e Gil) aplaudam a resistência do arcebispo Tutu ao racismo e ao apartheid que acabaram derrubados na África do Sul” e que na época, “a comunidade mundial de artistas estavam lado a lado com seus irmãos e irmãs oprimidos na África”, escreveu.

Além do movimento, também foi criada uma página no Facebook, A Tropicália Não Combina com Apartheid, com mais de 10 mil assinaturas em petição on-line com o mesmo pedido de Walters. “A data [28 deste mês, dia do show] coincide com o aniversário de um ano dos ataques de Israel a Gaza, nos quais mais de 2 mil palestinas e palestinos foram mortos, incluindo mais 500 crianças. Ainda hoje, mais de 100 mil pessoas seguem desabrigadas em decorrência da ofensiva”, diz a petição do Change.org.

Apesar de Waters descrever os músicos da MPB, “de tantas maneiras”, como sendo “um foco de luz para o resto do mundo”, as assessorias de Caetano e Gil informaram que o Show permanece na agenda e não comentarão o caso.

Link curto: http://brasileiros.com.br/BvBDe
Tags: , , , , , , , , , , ,
  • Otávio Martins Amaral

    Caetano e Gil (bons compositores) não iriam deixar de faturar (capachos da Globo) mais um showziho. Agora, pra judeuzada lá de Israel. Otávio Martins Amaral.

  • Otávio Martins Amaral

    Caetano e Gil, hoje capachos da Rede Globo, não iriam cancelar (deixar de faturar) o show lá pra judeuzada de Israel. Otávio Martins.

  • André

    Assinei uma petição para Caetano e Gil cancelarem o show. Mas não sou eu que vou lançar estes adjetivos ofensivos contra os dois. A obra de Caetano e Gil é necessária, grande. Maior que estas ofensas escritas aqui.

    • Julia Almeida

      Vc ja esteve em Israel? Já viu alguém fazer show em Gaza desde q foi dada aos palestinos??? É porque la tem ditadura, la o Hamas nao deixa ninguem entrar. Pelo menos qdo tem show em Israel, os palestinos q vivem livres, podem ir. Em Israel os arabes e judeus tem mesmos direitos. Ja nao podemos falar o mesmo da “Palestina”, da Siria, do Iraque…

  • PauloC

    dois idiotas, cantores medíocres…. capachos da direita

  • Fabio

    são dois pelegos babacas, nunca tiveram engajados em nenhum movimento social, somente se preocuparam e continuarão se preocupando com as suas vidas. imagina colocar em pauta o massacre de palestinos pelas tropas de Israel? se fosse o Chico Buarque seria outra coisa, um intelectual que se preocupa com estas causas.

  • Joubert de Paiva Guimarães

    Caetano Veloso e Gilberto Gil não são levianos. Suas histórias de vida e de carreira mostram isso. Assessorias da produção em nenhum momento representa a opinião dos artistas. Prefiro esperar que, no devido tempo pronunciem-se sobre o caso.

  • Vitória

    Fiquei realmente triste, os admirava.

  • José Augusto Mendonça

    Alegar que palestinos não fazem negócios, estando presos ao mundo, é ser muito inocente.
    Quando ao silêncio desses dois artistas que os admirava, concluo que são dois venais de merda.

    • Julia Almeida

      Quem os “prende ao mundo” eh o Hamas…

  • Aguinaldo

    Manifestação por assessoria de imprensa? Típico dos covardes. Se fosse pra dar os pitacos furados na politica nacional Cae já teria dispensado assessoria.Nunca me enganaram!

  • Cíntia

    Vendidos!!!

  • Paulo

    Infelizmente o Lucro fala mais alto! Cairam no meu conceito em fazerem um show num estado terrorista. Sançoes já!!!

  • Dylan

    leirner. Nome judeu sionista. Está explicado :)

  • Patricia Leirner Argelazi

    Fico contente que Caetano e Gil não tenham cancelado o show. Primeiro porque Israrl não é um apartheid. Todos os árabes que moram em Israel são israelenses e tem plenos direitos civis. Segundo, que o movimento BDS muitas vezes provoca problemas para os palestinos, prejudicando seus empregos; terceiro, porque parafraseando Obama, os palestinos não são exatamente parceiros fáceis para negociações; quarto, os movimentos que são parciais e não menciona a responsabilidade dos palestinos e das nações árabes no conflito árabe -israelense serve aos movimentos radicais, como o Hamas.

    • Julia Almeida

      Concordo em 100% Patricia!!!!!! Eu moro em Israel, trabalho com palestinos e atesto q em Israel vivemos em uma democracia com muita liberdade de expressao para todos.