“Laços”, de Carol Teresa, retrata as relações amorosas com ênfase nos casais não convecionais

Decidida a dar ênfase aos relacionamentos não convencionais, muitas vezes homoafetivos e binários, a fotógrafa e jornalista Carol Teresa lançou o projeto Laços, no espaço de financiamento coletivo Catarse. Com um trabalho pautado pelo feminismo, colocando a imagem da mulher como um ser forte e distinto, Teresa sentiu a necessidade de registrar este universo da troca de afeto de uma perspectiva incomum.

Teresa então passou a fotografar diferentes tipos de relacionamentos afetivos já consolidados. O projeto tem como objetivo fortalecer a luta por uma compreensão mais aberta das relações amorosas, ajudando a transformar a visão da sociedade sobre o que são os laços afetivos.  Os retratos buscam sempre exaltar os sentimentos do casal de uma perspectiva estética diferenciada.

Na sociedade atual ainda existem muitas pessoas que associam a sexualidade apenas aos desejos, e não aos sentimentos mais complexos e profundos. Registrando maneiras de se relacionar ainda não tão aceitas, a jornalista dá voz às pessoas que enfrentam um preconceito diário em função da orientação sexual.

Outra questão levantada por Laços é a quebra de paradigmas das relações. O pensamento de que casais legítimos, com uma relação sólida e planos duradouros são apenas aqueles formados por heterossexuais é muito presente. As fotos permitem compreender que a natureza humana  é muito mais labiríntica do que parece, e isso inclui os comportamentos sexuais.

Teresa tem como escopo fotografar pelo menos 12 casais para ter um material que possa ser formatado em uma exposição ou livro, e isso só pode ser possível se conseguir arcar com os custos da primeira parte da produção. O projeto tem ainda 47 dias restantes para tentar arrecadar os custos necessários e já conta com o apoio de 42 pessoas.

Projeto Laços de Carol Teresa
https://www.catarse.me/pt/lacos?ref=explore

Teaser: https://vimeo.com/126842043

Mais informações: http://www.carolteresa.com.br

Link curto: http://brasileiros.com.br/yO7yr
Tags: , , , , ,
  • Eder

    Pô, mas essa foto em sépia (!) aí tá ruim, hein. O projeto é bacana.