Vítima de embolia pulmonar, religioso estava internado no hospital Stella Maris desde o dia 21 de maio, quando deu entrada com pneumonia

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 13, o bispo emérito de Guarulhos Dom Luiz Gonzaga Bergozini, de 76 anos. O religioso estava internado no Hospital Stella Maris desde o dia 21 de maio, quando deu entrada por uma pneumonia. A doença evoluiu para uma embolia pulmonar, fator que levou o Bergonzini à morte, como informou a Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini se tornou conhecido em 2010, quando comandou uma ação panfletária contra a então candidata a presidência Dilma Rousseff. Contrário ao aborto, o bispo se declarava alguém “a favor da vida”, sendo a favor da prisão de mulheres que interrompessem a gravidez.

Em 2011, o bispo também comandou uma ação contra o “kit anti-homofobia” preparado pelo Ministério da Educação para  ser distribuido em escolas do país.

Em nota divulgada hoje, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), declarou que Dom Luiz “entregou serenamente sua alma a Deus, após longo período de enfermidade”.

O líder religioso nasceu no dia 20 de maio de 1936, em São João da Boa Vista (SP). Bergonzini foi ordenado padre em 1959, tornando-se bispo de Guarulhos em 1992. Formado em jornalismo, foi diretor dos periódicos A Cidade de São João e Folha Diocesana de Guarulhos. O bispo também possuia formação em Filosofia e Teologia.

Durante a internação no hospital, o bispo postava atualizações sobre seu estado em seu blog, onde, no último dia 1º, escreveu: “Desde pequeno, quando entrei no seminário, estou segurando nas mãos de Deus, para que Ele me conduza para onde quiser, que eu aceito tudo e só tenho a agradecer.”

Três missas de corpo presente serão realizadas na Catedral de Guarulhos. A primeira ocorre hoje, às 19h30, e outras duas amanhã, dia 14, às 10h e 16h, sendo a última presidida por Dom Olido Pedro Scherer, cardeal de São Paulo.

Link curto: http://brasileiros.com.br/NlC3Z
Tags: , , , ,
  • http://facebook stefany

    nao sabia de nada disso estou fazendo trabalho de escola tenho 9 anos

  • J.C.

    já se encontrou com o capeta.